segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Farofeiro com classe


         Outro dia estava na Praia do Forte e vi como a “globalização” chegou às areias de Cabo Frio.
         Lembro-me dos tempos de criança em que íamos para a Praia de Ramos e levávamos lanche, sendo a farofa artigo indispensável. Geralmente o cardápio era o mesmo; arroz, maionese, frango e farofa, tudo regado à refrigerante como Tobe, Convenção, Guará e outros mais.
         Depois, começamos a frequentar as praias da zona sul do Rio e fincamos nosso guarda-sol nas areias do Flamengo, Botafogo, estendendo mais tarde à Copacabana. Nesta época, comecei a ouvir o termo “farofeiro” como algo pejorativo.
         Quando se via um ônibus cheio vindo do subúrbio em direção à praia, diziam que lá iam os farofeiros para a praia. Ficou inviável fazer a boquinha nas areias e abrir o recipiente de farofa, pois logo éramos  taxados de suburbano ou termo semelhante.
Pois bem. O que mais tenho visto nas praias de Cabo Frio e adjacência é gente que chega com seu pratinho pronto, com cardápio o mais variável possível, sendo indispensável a velha e saborosa farofa.
Como disse anteriormente, a globalização tomou conta das praias, pois a farofa que se come aqui é a mesma que era traçada naquela minha época e, certamente, a mesma consumida nas praias de fácil acesso de qualquer região do Brasil e do exterior onde se bronzeia a multidão.
O cara que traz as cervejas, água e uísque em caixas térmicas é o mesmo que já vem com seu sanduíches com pastas e a tradicional farofa com os mais diversos acompanhamentos.
Certo é que  “farofeiro” nas praias não soa como um termo elogioso, mas na areia todos somos iguais, desde  aquele farofeiro que traz somente o ovo como complemento de sua iguaria, até o farofeiro que combina a farinha com frutas secas e bacon e outros ingredientes. Seriam estes os farofeiros de classe?
No fundo, o que vale é a diversão, é a fuga do calor insuportável, é deitar, rolar e nadar,  pois caixote levam todos os farofeiros. Vai uma farofa aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião