sábado, 6 de junho de 2015

Cozinhar ensina a ser uma pessoa melhor




Nunca pensei que a cozinha pudesse ser uma sala de aula e dali extrair lições tão preciosas.
Eu sou uma pessoa ansiosa por natureza e quero tudo para ontem. A cozinha confirmou o que devia ter aprendido: há tempo para todas as coisas. Nada cozinha antes do tempo, pega tempero fora do tempo ou conserva por tempo indeterminado sem perder qualquer das propriedades. O apressado come cru, quente ou congelado.
Aprendi que assim como quem quiser construir uma torre, primeiro se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la, na cozinha não é diferente. Primeiro tem que comprar e conferir se os ingredientes estão presentes.
Aliás, os franceses chamam essa organização de mise en place, que consiste em separar todos os utensílios e ingredientes necessários para executar o prato. Os ingredientes devem ser medidos, e, se necessário, as verduraslegumes e carnes descascados e cortados, assim como os utensílios devidamente dispostos para manuseio.
Na cozinha aprendi a desenvolver a criatividade. Nada é exatamente como descrito na receita, de modo que não caiba o toque pessoal. Ainda aprendi que tudo é uma questão de causa e efeito, de modo que devo seguir atentamente a orientação do criador se quiser chegar ao resultado tal qual descrito na receita.
Foi cozinhando que confirmei como é bom ter os amigos à mesa, comendo o pão nosso de cada dia e em especial quando feito por nós e concedido pelo Senhor do trigo.
Aliás, nada melhor do que dar forma, aroma e sabor à matéria prima e ainda poder alegrar o coração daqueles que compartilham os nossos pratos. Se tudo é vaidade, envaidece provocar um sorriso de aprovação pelo resultado final.

Por fim, aprendi muito mais e ainda que descansar é uma necessidade e não tem nada mais relaxante do que descansar trabalhando na cozinha. 

Um comentário:

  1. Gostaria de ter esta paixão pra cozinhar, mas confesso que não tenho. Um dia, quem sabe? rs. Seu primo Sérgio tem esta paixão e eu costumo brincar que casei com o homem certo por isto(risos).
    Gostei muito do seu blog. Parabéns!
    Um abraço.
    Lindonor.(Serena)

    ResponderExcluir

Dê sua opinião