quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia 02 de novembro – Feliz dia dos vivos




Muitas pessoas já perderam um ente querido, um amigo, um colega, enfim todos já ficaram enlutados por alguém.

A morte é fato líquido e certo. Todos passamos pelo ciclo que começa com o nascimento, prossegue com prática de atos e fatos e termina com a morte.

Amanhã, dia 02 de novembro, é Dia de Finados quando as pessoas costumam homenagear os seus entes queridos que já faleceram.

Há pessoa que consideram o dia mais triste do ano e choram seus mortos, lamentam a sorte dos que partiram e, alguns, levam flores e velas para os túmulos dos que dormem.

O fato é que, por mais que façam alguma coisa, nada poderá trazer a vida do que se foi, nem amenizar o sofrimento passado antes de deitar-se, nem expurgar o pecado outrora cometido, muito menos levar paz ao que não está entre os viventes.

O rei Davi sofreu muito quando seu filho recém-nascido estava para morre, mas depois da morte, recompôs-se, comeu, bebeu, pois sabia que nada mais podia fazer.

Ninguém é insensível a ponto de pedir que se esqueça da pessoa querida que dormiu ou que não relembre com carinho dos momentos agradáveis vividos em sua companhia. Mas o luto tem um tempo para terminar, de modo que aquilo que se deve comemorar não é o dia dos mortos, mas celebrar a vida, vê-la com um presente dado por Deus e fazer com que a minha vida e a do próximo seja agradável.

Quantos cônjuges ainda podem celebrar a vida com os filhos... pais celebrarem com netos... sempre haverá alguém que podemos ajudar, dar um sorriso e dividir momentos no ciclo em que Deus permite que outras vidas passem por nossas vidas.

Certamente o finado não gostaria que se vivesse em torno de sua morte, mas que se aproveitasse a vida com toda a intensidade que ela pode ser vivida, dentro dos princípios que faça a pena a vida valer a pena.
É melhor fazer algo pelos que estão vivos do que depois chorar suas mortes e lamentar os momentos perdidos e que nunca serão recuperados.

Para alguns, a morte é o final de tudo; entretanto para nós cristãos é o início de uma nova vida.
Para o Direito a morte extingue a personalidade do indivíduo, mas também faz nascer as obrigações e direitos dos herdeiros. Então não há contradição quando se diz que é um fato que extingue o efêmero e abre a porta para a eternidade.

Você quer ter uma eternidade feliz? Então viva para que isso aconteça, pois quando partirmos desta para uma melhor, encontraremos com aquele que venceu a morte e nos garantiu a vida eterna – Jesus.

Celebremos a vida. Vale a pena viver. Feliz dia dos vivos.

Deixo alguns versículos para meditação:

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23:4

E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
Hebreus 9:27


Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
Apocalipse 21:4


O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Deuteronômio 30:19


O ensino do sábio é uma fonte devida para desviar dos laços da morte.
Provérbios 13:14


Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.
Provérbios 14:12


Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
João 5:24


Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
João 8:51



Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
1 João 3:16


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16







http://www.bibliaonline.com.br/






Carlos Alberto





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião