sexta-feira, 20 de abril de 2012

Lo-Debar nunca mais


         Minha irmã perguntou-me se eu já ouvira falar em Lo-Debar.
         Eu informei que sim, pois havia terminado recentemente de ler os Livros de I e II Samuel. Todavia, há mais para se falar desta cidade, cujo significado é “Sem pasto” do que se pode imaginar.
         Historicamente, é um local em Gileade (2Sm 17:27), onde Mefibosete, filho de Jónatas, viveu (cap. 2Sm 9:4, 5).
         Mefibosete, era neto do Rei Saul, portanto advinha de família real. Era aleijado de ambos os pés desde os cinco anos, vivia esquecido, talvez vivendo de favores.
         Sem pasto...  A Bíblia fala muito em pastor, ovelha e pasto.
         O dicionário nos ajuda a definir pasto como “a vegetação utilizada para a alimentação do gado e por extensão o terreno onde o gado é deixado para se alimentar”.
         Uma pessoa sem pasto é uma pessoa sem fonte de subsistência, sem teto e sem chão.
         Além de Mefibosete encontrar-se esquecido, o fato de ele ser aleijado, certamente o fazia alvo de escárnio e desprezo. Numa época em que o vigor físico era cultuado, onde o homem admirado era aquele que partia para guerra, como fizera seu pai e avô mortos em batalha, fazia com que aquele jovem se sentisse no  mínimo um inútil.
         Entretanto, o grande Rei Davi lembrou-se da promessa feita ao amigo Jônatas e mandou pegar o rapaz em Lo-Debar e lavá-lo para Jerusalém, a cidade real.
         A partir daquele momento, o jovem esquecido passa a conviver no palácio e comer à mesa do rei, como um dos seus filhos.
         Quantas pessoas estão esquecidas em Lo-Debar! Quantas pessoas se sentindo inúteis e sem pastos... quantas pessoas não atendem ao convite real... quantas pessoas já se acostumaram com o desprezo, com a injúria... quantas pessoas achando que suas vidas nunca mudarão...
         Há um lugar chamado Jerusalém.
         Nunca desista de seus sonhos. Se é um curso que você quer fazer, se é um emprego que você procura, se falta uma família ou harmonia nela, se é a saúde que está debilitada, se é a própria vida que não faz sentido, há uma cidade cheia de oportunidades esperando por você.
         Mas também é crível, que tudo na vida é passageiro, mas ainda assim há uma Nova Jerusalém, onde o rei está com a mesa posta esperando por mim e por você.
         Lo-Debar nunca mais! Eu parto para Nova Jerusalém.
         E você... vai continuar no esquecimento ou vai caminhar em direção a uma nova expectativa?
Carlos Alberto de Oliveira
                                                         20/04/2012  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião