quinta-feira, 19 de abril de 2012

Somos todos índios



             Somos todos negros, brancos, índios, pardos e amarelos. Formamos uma miscigenação que constitui o povo brasileiro.
            Ninguém pode afirmar com certeza se na sua formação existe ou não uma gota do sangue de um dos grupos étnicos que formou o nosso povo.
            Infelizmente, o termo índio caiu no preconceito para indicar uma pessoa que não sabe conviver em sociedade e que tem hábitos matutos ou estranhos.
            Entretanto, percebemos que quem não consegue conviver em sociedade e ainda degrada o meio em que vive é exatamente quem se julga civilizado.
            Que civilidade é essa que o lixo vai para o esgoto, o saco de pipoca e o palito de picolé são jogados no asfalto, os plásticos são jogados nos rios, restos de alimentos e de animais jogados no mato?
            Que civilidade é essa que prende os pássaros em gaiolas, fixa as borboletas em quadros, amarra os animais com cordas e correntes, mata espécies indefesas pelo simples fato de colocar um troféu na parede?
            Que civilidade é essa que todos querem ser chefe, todos querem mandar, ninguém obedece ninguém, todos são caciques e os curandeiros invocam seus deuses para aumentar suas contas bancárias?
            O verdadeiro índio vive em harmonia com a natureza, preserva os recursos naturais e reconhece que a terra, a água, o ar são mais do que elementos mágicos, são partes essenciais da própria existência.
            Aos índios, aos aborígenes, parabéns pelo seu dia; aos índios do asfalto e que estão em carros com descargas poluindo o ar ou que estão emitindo poluentes que destroem a camada de ozônio, meus pêsames, pois se assim continuar, seremos uma raça em clara extinção.

Carlos Alberto de Oliveira Betinho Índio do Brasil


3 comentários:

  1. Excelente texto, Betinho, pra variar! Estou cursando na faculdade de Administração uma disciplina chamada Gestão Ambiental e, com certeza, tendo oportunidade de por essas palavras em algum trabalho meu certamente o farei, mas pode deixar que eu citarei a fonte rs abraços!

    Seu amigo,
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gilberto! Fico feliz por saber que está com mais esse objetivo. Certamente será mais um empreendimento de sucesso.
    Abraço grande!
    Do sempre amigo,

    Betinho

    ResponderExcluir
  3. Prezado Betinho! Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião