quinta-feira, 14 de junho de 2012

A educação nossa de cada dia




            Há três grandes áreas em nossa sociedade que deveriam ser reconhecidas: educação, saúde e segurança. Não que as demais não sejam importantes, mas estas são primordiais para uma sociedade.
            O policial expõe sua própria vida; os médicos e enfermeiros salvam vidas e o professor colabora para a formação e educação dos cidadãos. Educam para a vida!
            A pergunta é: que país queremos para nossos filhos? Qual a educação que estamos dando hoje aos que conduzirão amanhã nosso país?
            Uma educação de qualidade passa pelo reconhecimento do profissional, tanto no que se refere à remuneração digna, quanto equipar as escolas com estrutura que facilite o processo educacional.
            Mas o que temos visto nos últimos anos é uma completa desvalorização do profissional da educação. Compromissos não são cumpridos e ações cada vez mais daninhas são tomadas em detrimento dos professores e dos auxiliares da educação.
            Para ter sua voz ouvida, o professor tem de estar em permanente estado de greve. Agora mesmo ocorreu uma paralisação do pessoal da educação municipal para cobrar além do reajuste salarial, diversos outros pontos já conquistados pela iniciativa privada.
            O professor às vezes tem que se virar nos trinta com a falta de recursos, prédios com diversos problemas elétricos, hidráulicos e, não raro, com infiltrações ou água que retorna do esgoto.
            Após lutas, o professor municipal conta com extensão da licença aleitamento até a criança completar nove meses / licença paternidade de um mês. Reivindica mudanças no difícil e dificílimo acesso; garantia do abono de ponto para os dias parados; pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subsequete ao trabalhado.
            Precisamos reconhecer a importância da educação e isso deveria começar pelo Estado enquanto empregador e a sociedade enquanto usufrutuária da educação, afinal a educação é dever do Estado e da família e direito de todos.
            Já que é obrigação, que se faça o dever direito, dando a cada um a porção que lhe cabe no processo, a fim de que tenhamos uma sociedade justa, com pleno exercício da cidadania.
            Que a educação nossa de cada dia seja a educação que planejamos e que nos conduza a patamares desejados.

Carlos Alberto de Oliveira
(Ex professor das redes estadual e municipal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião