sexta-feira, 1 de junho de 2012

"SALÁRIOS ATRASADOS DE TERCEIRIZADOS DA PREFEITURA É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE DUQUE DE CAXIAS

Sou Auditor Fiscal do Trabalho, lotado em circunscrição que não abrange Duque de Caxias. Mas acompanho a situação caótica vivida pelos trabalhadores que com dignidade executam seus serviços, mas não possuem a contrapartida do labor!

A grande questão que vejo é que falta aos trabalhadores um sindicato, uma associação, uma representação que peça ao judiciário para que retenha parte das faturas para que seja honrado o compromisso com os trabalhadores.

Vejo também que não está sendo aplicada a Lei 8666 (Lei das Licitações) na íntegra, pois certamente o contrato deveria conter cláusula de pagamento das faturas somente após a comprovação da quitação dos encargos sociais (certamente o FGTS não está sendo depositado e há uma grande chance do INSS não está sendo repassado).

Poderia discorrer uma tese, mas vale ressaltar que a PMDC deve ficar atenta e ainda agir no sentido de resolver a questão, pois ela é responsável subsidiária. E ainda há a Lei de responsabilidade fiscal que poderia ser invocada e deixar muita gente mal.

Tudo é uma questão política! Tanto o MPT como o MTE já deveriam estar neste circuito há muito. Com eles, atuando em outra ponta, o próprio TCE.

A CMDC também precisaria agir de forma enérgica, afinal cabe aos vereadores acompanhar os contratos e atos do Executivo!

Diante de tudo, mais uma vez está confirmado que o trabalhador é a parte mais fraca da relação de emprego. O hipossuficiente sempre “paga o pato” pelas mazelas que ronda o serviço público.

Se a PMDC não consegue resolver uma questão dentro de seus átrios, como conseguirá comprovar que tem capacidade administrar o município? Essa talvez seja a pergunta que os munícipes esperam que seja respondida!

Carlos Alberto – Betinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião