segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jardim Anhangá – um local esquecido pelo Poder Público



           
            Jardim Anhangá é um bairro localizado no distrito de Imbariê. Anhangá em Tupi Guarani quer dizer “Casa do Demônio”, mas o nome não reflete a simpatia dos moradores do bairro, que lutam para que o nome do local seja mudado.
            Mas o que tem amaldiçoado Jardim Anhangá é a falta de políticas públicas que possam reconhecer o valor do cidadão e que aumente o orgulho por morar numa terra abençoada.
            As realidades existentes em Jardim Anhangá são bem diferentes. Enquanto o centro do bairro possui ruas asfaltadas, acesso fácil ao comércio em geral, as ruas nas proximidades da segunda entrada para o bairro pela Rio-Magé (Jardim Anhangá II) são totalmente cheias de lama, desprovidas de recolhimento regular de lixo, havendo em cada esquina amontoado de lixo que põe em risco a saúde dos moradores, perigo que se completa pela inexistência de sistema de esgoto.
            Em se tratando de saúde, não há no bairro um Posto de Saúde que satisfaça plenamente a população, visto que o PSF - Programa Saúde da Família existente é precário e não atende à demanda, tanto pela falta de estrutura física quanto pela ausência de profissionais das várias especialidades médicas à disposição vinte e quatro horas por dia.
            Para conseguir atendimento médico especializado ou realizar exames laboratoriais simples, o cidadão precisa deslocar-se para os bairros vizinhos, levantando cedo, amassando lama e pagando caro pelo transporte, cuja redução da tarifa encontra-se nas reivindicações da população.
            Há ainda um contraste muito grande quando se refere ao lazer, pois enquanto no centro há praça com campo de futebol cercado e com manutenção, afastando-se não muito do local, não se encontra qualquer forma de lazer que tenha a intervenção do Poder Público.
            Há dois campos utilizados pelos moradores, mas as condições para a prática do futebol são bastante precárias. O mato que está presente em todas as ruas, também é observado no campo e em seu entorno. Não existe gramado, não existe rede tanto nas balizas quanto de proteção, não existe possibilidade de marcação de linhas, não existe incentivo ao esporte, não há o direito constitucionalmente garantido ao lazer, que permita a promoção social e o desenvolvimento sadio e harmonioso de cada indivíduo.
            A bem da verdade, todo o bairro de Jardim Anhangá clama para que o Poder Público se faça presente, afinal não cabe só ao município instituir e arrecadar os tributos, mas aplicar suas rendas de modo que o cidadão tenha moradia adequada, saneamento básico, educação, lazer e atendimento médico a tempo e a modo.
            Independente do significado do nome do bairro, Jardim Anhangá possui pessoas do bem e que contribuem para o crescimento e engrandecimento do município de Duque de Caxias e por isso, eles só exigem duas coisas: respeito e consideração.


Carlos Alberto de Oliveira - Betinho
Consultor Jurídico

5 comentários:

  1. Situação mesmo revoltante! Que nas próximas eleições os eleitos se sensibilizem e utilizem o poder da maneira correta!!

    ResponderExcluir
  2. Que a nova geração de políticos faça o certo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Cris! Todo poder emana do povo... o povo tem de ter essa consciência!

    ResponderExcluir
  4. vamos ficar de olho neles pessoal se não trabalhar pelo povo não tem voto.É uma vergonha !!!! mas nós podemos fazer algo para mudar isso.

    ResponderExcluir
  5. Esse nome precisa mudar urgentemente!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião